quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Fim de semana na Normandia e outras curiosidades!





Salut!

Gostaria de falar um pouco para vocês, de uma região da França, que tive o prazer de ir neste fim de semana. É a regiao da Normandia. Situada ao norte da França, próxima ao canal da Mancha, que separa a França da Inglaterra.

Foi retratada por alguns pintores impressionistas como Claude Monet. É terra de grandes escritores como Flaubert e Maupassant. Mas, o seu papel histórico mais importante foi o desembarque das tropas aliadas em junho de 1944.

Entre os seus produtos gastronômicos mais conhecidos, estão a maçã e a pêra. Utilizados em sobremesas e diferentes tipos de bebidas alcoólicas.

Um fato talvez conhecido por poucos, é que Coco Chanel, abriu sua primeira boutique em Deauville (Normandia) com a ajuda financeira de seu grande amor Boy Capel. Inicialmente foram vendidos somente chapéus. No entanto, cansada da moda praia nada prática da época (1913), ela decide criar roupas mais esportivas para ela e suas clientes, em tecidos como o jersey.

É também na Normandia que Chanel vê pela primeira vez uma blusa no estilo marinheiro. Febre do último verão francês, foi também um dos símbolos da moda de Jean Paul Gaultier, importante estilista francês da década de 80/90.

Bisous,

Teresa.

Nenhum comentário: