Salut,
Não pude deixar de comentar uma reportagem que li na revista ELLE francesa de 20 de Maio 2011. Nesta reportagem, há uma pesquisa feita pela revista para saber sobre: comportamento, inspirações e outras manias das leitoras da revista.
Atualmente a moda está por todo lugar, cada vez mais acessivel, mesmo para quem tem um budget mais limitado. Foram entrevistadas 500 mulheres de menos de 35 anos, de diferentes origens sociais.
A maioria das entrevistadas (85%) compram roupas em lojas como H&M, Zara e (41%) em boutiques de estilistas. (48%) fazem compras uma ou mais vezes por semana; (46%) uma vez por mês.
O valor gasto em moda é bem variavel. (52%) gastam entre 50 e 150 euros por mês; e (25%) entre 150 e 300 euros por mês.
Somente 1/3 das entrevistadas compra peças mais caras, que elas poderão guardar durante vários anos. Com a idade, cada vez mais elas se desapegam das roupas.
Em relação a internet, (67%) a utilizam para se informar sobre as tendências da moda e (37%) lêem blogs de moda. Para várias leitoras, a internet se transformou em uma enciclopédia de moda que pode ser consultada a todo momento, especialmente durante os desfiles. Em relação a compras na internet, (79%) já comprou na internet e (35%) faz isso 5 vezes por ano.
Em relação às suas influências fashion: (54%) responderam que são as revistas de moda; (37%) a moda de rua e (26%) a propaganda e a mesma porcentagem para os blogs e sites de moda.
Enquanto que as revistas de moda continuam sendo a inspiração em primeiro lugar para as mulheres, a internet mudou os hábitos das leitoras.
As fãs de blogs, preferem se inspirar na moda de rua e na própria internet. Sendo que (10%) delas não se reconhecem nas revistas.
Um dado curioso; somente (16%) das mulheres entrevistadas acham que as modelos representam um ideal de beleza. E 1/3 pensam que as modelos não são representativas, e este não é o objetivo.
Sei que esta pesquisa é muito especifica e representa apenas uma parte da população francesa. Mas pelos resultados, percebemos que houve uma evolução no modo de consumir a moda e também nos meios de comunicação.
O perfil da maioria das entrevistadas era uma mulher econômica, que quer consumir a moda rapidamente. Ela utiliza marcas globais com toques pessoais. A internet faz parte do seu quotidiano e é o seu meio de pesquisa. Os blogs e a moda de rua começaram a influenciar de maneira determinante as mulheres antenadas. E no Brasil? Não acredito que seja diferente!
Bisous,
Teresa.
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