terça-feira, 31 de maio de 2011

A moda que amamos

Salut,

Não pude deixar de comentar uma reportagem que li na revista ELLE francesa de 20 de Maio 2011. Nesta reportagem, há uma pesquisa feita pela revista para saber sobre: comportamento, inspirações e outras manias das leitoras da revista.

Atualmente a moda está por todo lugar, cada vez mais acessivel, mesmo para quem tem um budget mais limitado. Foram entrevistadas 500 mulheres de menos de 35 anos, de diferentes origens sociais.

A maioria das entrevistadas (85%) compram roupas em lojas como H&M, Zara e (41%) em boutiques de estilistas. (48%) fazem compras uma ou mais vezes por semana; (46%) uma vez por mês.

O valor gasto em moda é bem variavel. (52%) gastam entre 50 e 150 euros por mês; e (25%) entre 150 e 300 euros por mês.

Somente 1/3 das entrevistadas compra peças mais caras, que elas poderão guardar durante vários anos. Com a idade, cada vez mais elas se desapegam das roupas.

Em relação a internet, (67%) a utilizam para se informar sobre as tendências da moda e (37%) lêem blogs de moda. Para várias leitoras, a internet se transformou em uma enciclopédia de moda que pode ser consultada a todo momento, especialmente durante os desfiles. Em relação a compras na internet, (79%) já comprou na internet e (35%) faz isso 5 vezes por ano.

Em relação às suas influências fashion: (54%) responderam que são as revistas de moda; (37%) a moda de rua e (26%) a propaganda e a mesma porcentagem para os blogs e sites de moda.

Enquanto que as revistas de moda continuam sendo a inspiração em primeiro lugar para as mulheres, a internet mudou os hábitos das leitoras.

As fãs de blogs, preferem se inspirar na moda de rua e na própria internet. Sendo que (10%) delas não se reconhecem nas revistas.

Um dado curioso; somente (16%) das mulheres entrevistadas acham que as modelos representam um ideal de beleza. E 1/3 pensam que as modelos não são representativas, e este não é o objetivo.

Sei que esta pesquisa é muito especifica e representa apenas uma parte da população francesa. Mas pelos resultados, percebemos que houve uma evolução no modo de consumir a moda e também nos meios de comunicação.

O perfil da maioria das entrevistadas era uma mulher econômica, que quer consumir a moda rapidamente. Ela utiliza marcas globais com toques pessoais. A internet faz parte do seu quotidiano e é o seu meio de pesquisa. Os blogs e a moda de rua começaram a influenciar de maneira determinante as mulheres antenadas. E no Brasil? Não acredito que seja diferente!

Bisous,

Teresa.

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