domingo, 3 de abril de 2011

Madame Grès: escultora de tecidos

Salut!

Não sei se vocês já ouviram falar nessa estilista, mas li o artigo em um jornal semanal gratuito do metrô, e achei bem interessante.

Vamos começar pela sua biografia: Madame Grès foi uma das grandes costureiras francesas dos anos 30. De cabeças coroadas, estrelas de Hollywood e teatro: ela vestiu os mais famosos da época.

Ela era autodidata, aparentemente aprendeu as bases da costura durante três meses em um atelier. Como ignorava os códigos e técnicas da costura, ela criou os seus próprios. Um dos seus grandes sonhos era ser escultora, como não o realizou, ela transferiu tudo para as suas roupas, através de drapeados como se fossem esculpidos no próprio corpo.

Para ela, a fluidez e a simplicidade eram muito importantes. O jersey era seu tecido predileto. Madame Grès foi inspiração para grandes estilistas como Yves St Laurent e Azzedine Alaia. Ela era considerada como uma das mulheres mais secretas, silenciosas e determinadas do mundo. Dava raras entrevistas e detestava falar dela mesma.

Ela morreu sozinha em um asilo, sem que ninguém da moda soubesse. Apenas um ano depois o fato foi revelado.

Madame Grès (Française, 1903–1993)





Para quem se interessar, há uma exposição sobre ela até o dia 24 de julho no Museu Bourdelle, Mêtro Falguière ou Montparnasse-Bienvenue. Paris


Fonte: A Nous 28/03/2011

Bisous,

Teresa

Um comentário:

Thalita disse...

Muito interessante o que escreveu, estou aporcura de um vestido para minha formatura e achei interessante saber sobre a historia da moda. obrigado