quarta-feira, 9 de julho de 2008

A IMAGEM CORPORATIVA

Outro dia ministrei uma palestra para alunos formandos do curso de Turismo da Fumec, aqui em Belo Horizonte. Entre outros temas, foi abordada a importância da imagem dos colaboradores de uma empresa estar em sintonia com a imagem que essa corporação deseja projetar, em seu mercado de atuação.
O Brasil ainda está no início de um processo de profissionalização do turismo e sei que muito tem sido feito. Porém, assim como na Moda, o Brasil ainda está em busca do equilíbrio entre o profissionalismo e a identidade.
Tenho observado como os uniformes dos hotéis das principais cidades litorâneas do país seguem um padrão internacional de vestuário, às vezes inapropriado ao clima da região. Se o seu público não é o executivo a trabalho, esqueça essas antigas noções de requinte.
Colaboradores de hotéis extremamente luxuosos em países como China, Índia, Japão, África, entre muitos outros, se vestem com elegantes trajes típicos.
Aqui no Brasil encontrei alguns exemplos bons e outros nem tanto na famosa Feira da Abav.
Seguem as imagens de alguns bons exemplos, como o Royal Palm Plaza e o Itacaré Eco Resort.

Nenhum comentário: