quinta-feira, 6 de outubro de 2011

O fenomêno das tendências

Salut!

Mais uma vez falarei sobre um dos muitos artigos interessantes que li na Madame Figaro do 01 de Outubro de 2011. O assunto foi o fenômenos das tendências de moda e os seus especialistas.

O profissional de tendências é a pessoa que trabalha com uma rede de pessoas (estilistas, coloristas, historiadores, artistas entre outros) em um "bureau" de estilo. Este tipo de empresa tem aumentado muito desde os anos 90.

Eles ajudam as marcas a antecipar valores, atitudes, estilos de vida e preferências estéticas, com o objetivo de desenvolver os produtos mais desejados e fazerem deles grandes sucessos comerciais. Podemos citar entre eles: Peclers, Nelly Rodi, Promostyl e Carlin entre outros.

Busca-se contar com a eficiência do marketing, pois o consumidor está cada vez mais difícil de ser seduzido e identificado. Ele também é mais exigente por causa da internet, onde tem uma visão globalizada instantânea do que está acontecendo no mundo.

A ferramenta mais importante para este fenômeno é o caderno de tendências. São dois por ano, um por temporada, 2 anos adiantados. Nele, são citados ícones da moda e referências artísticas; apresentados pedaços de tecidos e imagens de desfiles; entre outros. Eles são visionários e costumam divulgar antes de cada temporada uma antecipação do que vai virar hit.

Na loja sueca H&M do grupo LVMH, todos utilizam esta ferramenta.





Bisous,

Teresa

Fonte: revista Madame Figaro 01/10/2011, e imagens www.lapasserellemontreal.com (atraves do google)

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