quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Você vai parar de comprar Zara?


Olá!

Encontrei essa matéria no site da revista Vogue Brasil e resolvi trazê-la aqui para vocês. Esse assunto de trabalho escravo é abordado já há algum tempo pela mídia. Em SP, é comum saber de oficinas de costura que empregam trabalhadores bolivianos em condições precárias.

A Zara produz um quantidade mínima de suas roupas aqui no Brasil, assim poderia fiscalizar melhor quem trabalha para ela. Ou será que faz vista grossa para esse tipo de conduta? Não sei ao certo. O que sei é que não é só a Zara que aproveita de mão-de-obra barata para fabricar os seus produtos, muitas outras grandes empresas o fazem. Hoje é comum usar o trabalho de países em desenvolvimento para baratear os custos.

O que você pensa disso?

fonte da imagem: coletivo verde

Segue a matéria da Vogue na íntegra:

A gigante do vestuário Zara é o assunto do dia nesta quarta-feira (17.08). A marca do grupo espanhol Inditex foi acusada de envolvimento com trabalho escravo no Brasil.

As câmeras flagraram uma oficina de roupas terceirizada pela confecção contratada pela Zara em São Paulo; no lugar havia 16 trabalhadores em atividade, porém em condições completamente irregulares.

Não demorou para que as redes sociais começassem a exibir comentários sobre o caso no mesmo minuto em que a matéria ia ao ar. A hashtag #ZARA amanheceu em primeiro lugar nos TTs Brasil do Twitter (ranking de assuntos mais comentados), seguida pela #TrabalhoEscravo. As mensagens mais inflamadas incitam a um movimento de boicote à marca, ícone do fast fashion: a última tendência de moda a preços compráveis.

A empresa se pronunciou dizendo que o fato representa uma grave infração ao Código de Conduta para Fabricantes e Oficinas Externas da Inditex e que, portanto, exigiu que o fornecedor regularizasse a situação dos trabalhadores imediatamente. Mais: promete reforçar a fiscalização do sistema de produção no País.

Sabendo disso tudo. Você vai parar de comprar Zara? Responda na enquete abaixo.


Você vai parar de comprar Zara?
Sim 41%
Não 41%
Não sei 18%
Total de votos: 1.538

Assista ao vídeo da matéria sobre a Zara neste link: http://www.youtube.com/watch?v=somtlp8dBBs&feature=player_embedded#!

Nenhum comentário: