segunda-feira, 18 de julho de 2011

Azzedine Alaia: o anti-fashion

Salut!

Estava lendo a revista do Le Monde do dia 2 de julho 2011 e um artigo me chamou a atenção. Era sobre o estilista Azzedine Alaia. Sempre tinha gostado do seu estilo, bem feminino, chique e que sublima as formas do corpo feminino.

Neste artigo descobri um pouco mais sobre ele. Ele nasceu na Tunísia nos anos 40, de uma familia bem simples. Em 57, se instalou em Paris, após ter cursado Belas Artes no seu país de origem. No inicio ele chegou a estudar escultura, mas acabou se apaixonando pela costura.

Em 81, ele criou sua própria grife, ajudado por um de seus muitos amigos parisienses. Ele o ajudou a achar um apartamento para morar e até mesmo a abrir a sua própria boutique.

Em 85 ele ganhou dois oscars da moda e já vestiu famosos como: Tina Turner, Madonna, Greta Garbo e Michelle Obama, entre outras. Atualmente, seu nome circula no meio da moda como possível estilista da maison Dior.

Alaia, não está inscrito no calendário oficial da moda de Paris. Ele prefere apresentar seus desfiles no seu próprio atelier, para poucos convidados.

Está cansado do sistema da moda e de seus ditames: o que se deve e não se deve fazer em cada nova estação. Prefere ter mais tempo para criar e se inspirar. Tudo o que ele quer é fazer bem o seu métier, elaborando roupas bem costuradas e bem acabadas. Suas paixões são: seus amigos, a sua familia, seus colegas de atelier, a cozinha e o ato de compartilhar.

O seu tempo, ele quer gastar como ele quiser!










Bisous,

Teresa.

Nenhum comentário: