sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Murakami em Versailles

Bonjour!

Está acontecendo a exposição de Takashi Murakami no Chateau de Versailles, de 14 setembro a 12 Dezembro de 2010. Takashi Murakami é pintor, homem de negócios e ex-colaborador de Marc Jacobs na Louis Vuitton. Suas obras pop coloridas estão dispersas em várias salas do castelo, inspiradas em personagens vindos diretamente de histórias em quadrinhos japonesas, do universo dos mangás.
A exposição tem provocado uma grande polêmica. A associaçao "Versailles meu amor" fez uma petição contra o evento. Afirmam que é uma arte contemporânea que não respeita nada, sendo uma simples vitrine comercial. Esta associação defende a salvaguarda do Castelo, símbolo de história e cultura, contra: a arte contemporânea, a promoção comercial, a poluição visual entre outros.

Sabemos que os franceses são muito orgulhosos dos seus patrimônios históricos e culturais, mas a França tem se renovado através das novas gerações e da miscigenação da sua população. Seria possível misturar duas artes completamente diferentes para conseguir atrair um público mais amplo para o castelo ou deve-se continuar mostrando somente a sua história, pura e simples?


Se tiver a oportunidade, visite a exposição e nos conte o que acha do assunto!


Um abraço,


Teresa.
(correspondente do blog em Paris e pelo mundo...)

Nenhum comentário: